quarta-feira, 6 de outubro de 2010

12/07/10


Dormi no meu saco de dormir. Até que é bem confortável esse sarcófago de lona e algodão. No noticiário matinal dizia que estava uma temperatura de 2° e que o vento seguiria forte por todo o dia. Resolvi me levantar e me arrumar, isso eram 7h30min e estava tudo tão claro como a pele do Mussum na rua. O único branco era da neve.
8h escutei alguma movimentação na casa e fui até o som. Estavam quatro simpáticas senhoras tomando um delicioso café com pães árabes e leite em pó. Pedi permissão pra sentar e aquilo foi a porta de entrada pra elas começarem a falar. Elas não pararam de falar. Eu não entendi uma palavra. Só dizia "Sí" e ria quando elas riam. Acho que elas acharam que eu tinha algum retardo mental.
Depois que as tiazinhas liberaram a mesa, o dono do residencial me deu algumas dicas como horários e as melhores casas de câmbio da cidade. Conversamos também sobre futebol e mulheres. Um bom papo.
Quando o sol resolveu aparecer eram 9h e eu já estava pronto pra desbravar Punta Arenas. Peguei minha máquina fotográfica, meu mapa da cidade e me fui em direção ao centro. Foram longas 19 quadras com escorregões e um bonito tombo de bunda no chão que me deixou descadeirado por umas cinco horas e deixou por mais 30 minutos doendo a barriga do padeiro que presenciou toda a cena e não conseguiu segurar a risada.
Troquei meus reais por pesos e me mandei pra zona franca de Punta Arenas, muitas coisas baratas por lá! Mas não podia me dar o luxo de comprar coisas desnecessárias, teria de carregar o mínimo de peso possível.

Pizza para Helena
Resolvi almoçar na praça de alimentação da zona franca. Mais precisamente em uma pizzaria. Pedi a pizza mais comum, a de queijo.
A mulher perguntou o meu nome, pois a chamada seria pelo nome.
-Renan. - Disse eu
-Como? - Disse a moça.
-Renãn! - Disse eu mais pausadamente.
- Hernandez?
- No! R-e-n-a-n! - Eu já estava nervoso.
- ¿Es usted francés? Sofía! Un caballero francés!
Nisso veio uma tia com cara de colona falando um francês bizzaro! Eu não entendo porra nenhuma dessa língua!
- Soy Brasileño!!! - A gringa não entendeu merda nenhuma, mas não gosotu de mim. Me deu um papel e uma caneta e eu escrevi meu nome lá.
- Ahhhh, Renan! -Disse a gringa.
Os que estavam atrás de mim na fila vibraram que finalmente alguém acertou meu nome. Finalmente pude me sentar.
Depois de algum tempo a mulher do balcão começou a gritar: -Helena!
Mais uma vez ela gritou: - Helena!
Depois da terceira vez a mulher veio até a minha mesa e deixou a pizza. Eu disse que meu nome não era Helena, mas pra ela não ia fazer diferença. Ela só queria entregar a pizza e eu só queria comer a pizza. Poderia me chamar até de Suzie, o importante era eu comer algo. Sou muito pelo rango. Mesmo!
Depois voltei pro residencial com a minha passagem de ônibus para Puerto Natales e passei o resto dia vendo TV e estudando os mapas do parque Torres del Paine. Dormi bem. Dormi com o bucho cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pages